Afinal, com quem você quer falar?

16 de abril de 2013

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Com quem você quer falar

Quando essa pergunta é feita para as empresas de um segmento qualquer, provavelmente a resposta seja a mesma: “Nossa comunicação deve ser direcionada para mulheres da classe C, com idade entre 25 e 45 anos, que são batalhadoras, líderes em seus grupos, vaidosas e que sempre tiram um tempo para cuidar delas mesmas.” Isso é o que poderá dizer um gestor de marketing de qualquer empresa. Certamente você já deve ter visualizado inúmeros produtos que poderiam se encaixar nesse perfil. Mas será que tais produtos são realmente para as mesmas pessoas? Se forem levadas em conta apenas as informações acima, é provável que a resposta seja positiva.

Ainda que o perfil de consumidor seja o mesmo, existem inúmeros fatores que devem ser levados em conta antes de repassar o briefing para a criação. O fator principal, sem dúvida, é entender esse público, conhecer a fundo o seu comportamento, seus desejos, suas ações, suas crenças e tudo aquilo que possa influenciar sua tomada de decisão no momento da compra. Identificar essas informações faz parte do trabalho de planejamento da agência. Os profissionais que realizam esse trabalho devem analisar diversas informações, observar esse público, validar as tendências, entre inúmeras outras informações. Entender isso possibilita abrir caminhos na mente do consumidor, contando uma história convincente e criando laços fortes, fazendo com que a mensagem seja captada, entendida e respondida com mais agilidade.

Antes mesmo de definir o que se deseja comunicar, faz-se necessário responder a esta pergunta: Com quem você quer falar?

Este texto é uma contribuição do Seveniano Lucas Pelaez, Planejamento Estratégico.

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