2014 – UM ANO DE CERTEZAS!

7 de janeiro de 2014

por

Nesse ano, grandes eventos estão programados, como as Eleições em outubro, a Copa do Mundo em junho/julho e o Carnaval em março, os quais acarretam uma aparente incerteza em relação ao comportamento da economia em 2014. Independente do calendário e do volume dos negócios gerados, uma coisa é certa: as empresas continuarão produzindo e consumidores continuarão comprando. A grande diferença é que as tomadas de decisões precisam ser mais ágeis – ou você vai esperar esses eventos passarem?

Para que esse ciclo continue funcionando em sua empresa, é necessário ser destaque frente à concorrência, e isso não é novidade para ninguém. Os moldes tradicionais de comunicação utilizados não vêm atingindo os resultados esperados. Assim a palavra de ordem continua sendo “relevância”. É cada vez maior a quantidade de marcas que deixam fora da comunicação as características de seus produtos para valorizar a marca e como ela pode fazer parte da vida do consumidor.

Uma das marcas que mais se destaca nesse tipo de abordagem é a Coca-Cola, com inúmeras ações em seu histórico. Recentemente (dezembro/2013), mostrou a emoção dos jogadores de futebol portadores de necessidades especiais que podem “ver” com as mãos a Taça da Copa do Mundo. É possível calcular o tamanho da emoção desses jogadores?

Esse modelo de ação não é novo. Grandes marcas já realizam tais ações há vários anos, como a Renault que, em 2009, levou pessoas a pilotarem um carro de Fórmula 1.

A Seven também utiliza esse tipo de abordagem na comunicação de seus clientes, como no caso da Inauguração dos Supermercados Galegão e da Campanha Mini Prodígios Brasil, da Elian, com fechamento no Programa Domingo Legal do SBT.

A grande certeza de 2014 e dos demais anos é que, independente de qualquer cenário econômico, a comunicação precisa se renovar a cada dia, sempre tomando o cuidado para se tornar diferenciada, criativa e relevante. E sem esquecer que os prazos estarão ainda mais apertados.

Este texto é uma contribuição do Sevenianos Lucas Pelaez, Planejador Estratégico.

Comentários

Deixe uma resposta

VOLTAR