VOLVO DÁ AULA DE BRANDING

30 de março de 2015

por
Planejamento na Seven Comunicação Total

Há uma ideia exposta no livro The Philosophy of Branding, na parte de Platão, com a qual eu concordo totalmente. Ela diz que o posicionamento de uma marca ocorre em dois níveis: o superficial e o profundo.

No nível mais superficial, o desafio é gerenciar o que a marca pode se tornar para as pessoas. Esse ponto é mutável e evolui com a marca e com a cultura em que está inserida. O nível mais profundo é imutável e trata da essência da marca, o que ela é e para que ela existe.

Escrevo isso, pois a Volvo deu um belo exemplo de como essa teoria funciona na prática.

Segurança sempre foi a palavra-chave do nível mais profundo da marca. Há um tempo, essa essência manifestava-se em carros incrivelmente seguros, desde a criação do cinto de 3 pontos em 1959.

volvo-dentro

Acontece que a Volvo compreendeu que, culturalmente, o transporte já está muito além dos carros.

Então, o que eles fizeram?
Criaram a LifePaint, uma tinta que previne acidentes com ciclistas.

Com isso a Volvo continua a prover segurança, mantendo sua essência, mas atuando em outras plataformas (ou veículos), moldando seu nível mais superficial de acordo com a evolução cultural.

Para entender melhor a história toda: https://medium.com/@GreyLondon/grey-london-volvo-protect-cyclists-with-creation-of-lifepaint-b1c96701c42e

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