Vem pra Rua

20 de junho de 2013

por

Uma boa campanha é aquela que vira pauta nas rodas de conversas, nas mesas de bar, ou virais da internet. Algumas são tão boas que viram jargões que perduram por anos. Outras não são assim… uma Brastemp, mas também são muito lembradas.

Go Viral

Essas campanhas são fruto de muito trabalho, pesquisa e inspiração de todos os profissionais da agência, pois não apenas influenciam comportamentos, mas conseguem representar em imagem, palavras e som o comportamento de uma sociedade. Quer coisa melhor que uma marca se apropriar de um comportamento da sociedade? Ou mesmo se apropriar de duas ou três palavras que, basta falar, e fazem lembrar da campanha?

Posso citar inúmeras campanhas que fizeram parte da vida de muita gente. Pipoca na panela”, 2 hambúrgueres, alface, queijo, molho especial”…

Lembro-me também de roubar um beijo com uma pequena frase: “Trouxe um Laka para você.”


(essa é para os que já passaram dos 30).

Para que essas campanhas sejam incorporadas no cotidiano da sociedade, é necessária uma grande repetição da mensagem, um grande período de divulgação, ou simplesmente ter a precisão (ou sorte) de ser lançado no momento correto. É o caso da campanha Vem pra rua da Fiat que, planejada para a Copa, acabou virando um hino das manifestações que tomaram as ruas do País. Em entrevista ao Estadão, o diretor de marketing da Fiat, João Ciaco, contou que o jingle não foi criado com foco nas manifestações, visto que foi desenvolvido no final do ano passado, mas acabou ganhando proporções sociais inimagináveis. Segundo Ciaco, a música não é mais da Fiat, e sim, dos brasileiros. E isso o deixa muito feliz: ter criado um conteúdo relevante para as pessoas.

Seja por um grande trabalho de planejamento ou mesmo pela sorte, o importante é que mais uma vez uma propaganda conseguiu traduzir o comportamento da sociedade, e com poucas palavras, nos motivar a sair do conformismo.

E aí, vamos pra rua?

Este texto é uma contribuição do Seveniano Lucas Pelaez, Planejador Estratégico.

Comentários
  • Juliano Tejada

    O Ciaco – como todo o marketing de campanhas vitoriosas, tanto nas ruas quanto em festivais – é grande responsável por esse sucesso. Imagina ele cobrando a agência: mas como não tem FIAT na letra desse jingle?!? Não aprovo, faz um novo, que fale dos carros, de como a FIAT é boa…

  • Josiane Cabral

    Lucas,
    adorei todo o texto, mas relembrar aquela propaganda da Laka foi demais! “Só pra quem tem mais de 30″. Aproveitando: vamos pra rua hoje!

Deixe uma resposta

VOLTAR