SEGUIDORES: TER E MANTER

13 de janeiro de 2015

por
Planejamento Digital na Seven Comunicação Total

O que faz as pessoas seguirem a minha marca nas redes sociais?

Você já pensou quais foram os motivos que fizeram com que a sua marca fosse seguida nas redes sociais? No mundo ideal, as respostas seriam: Porque minha marca é diferenciada, única. Porque minha marca é bem vista pela sociedade. Mas, no mundo real, é um pouco diferente. O ato de seguir uma determinada marca tem uma ligação com a complementação do perfil do consumidor.

Segundo um estudo da empresa americana Exact Target, os dois principais motivos que levaram os usuários a curtir páginas de marcas no Facebook são:
-  Obtenção de descontos e promoções;
- Mostrar para seus amigos o apoio à marca;

As duas razões acima ficaram praticamente empatados (40% e 39%), o que nos traz uma constatação curiosa: O mesmo usuário que curte a loja do bairro para saber das promoções do final de semana, provavelmente, poderá curtir a Ferrari para mostrar as coisas que admira e complementam o seu estilo de vida.

O ato de seguir uma marca é um aval para receber informações sobre as atividades da empresa e obter atualizações sobre produtos futuros, o que torna os fãs mais propensos a se tornarem consumidores. Isso é confirmado em outro estudo do Centro de Pesquisas de Marketing da Universidade de Massachusetts ao mostrar que, entre os Millennials, a influência do Facebook na decisão de compra já é reconhecida e se destaca nas categorias: Moda e Beleza, Eletrônicos e Alimentação.

O que faz as pessoas continuarem seguindo minha marca nas redes sociais?

Os números de usuários das redes sociais aumentam exponencialmente, o que também contribui para o excesso de informação. Todos os usuários (pessoas e empresas) produzem conteúdo, muito conteúdo. São posts de marcas concorrendo com as fotos do final de semana na praia, do casamento do amigo de infância, do filho do primo que nasceu.

Não existe uma fórmula mágica que garanta que o seu post terá um bom engajamento com seu target, mas há um caminho que, se trilhado de forma correta, fará com que as pessoas continuem seguindo sua empresa.

Entregar mais que informações do produto é o caminho para manter as pessoas engajadas com sua marca, ninguém se interessa por conteúdo fraco, sem brilho. É necessário contar histórias que envolvam o consumidor, alinhadas com a realidade da sua empresa e que não tornem a sua timeline um mural de anúncios. Busque sempre pelo #storytelling.

Não queira apenas vender o seu produto nas redes sociais, dê algo de valor para seus seguidores.

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