SAY ELLO!

3 de outubro de 2014

por
Planejamento na Seven Comunicação Total

Criada por artistas e designers americanos, a nova rede social Ello chega com um visual simples e minimalista. Ela promete ser uma alternativa simplificada ao Facebook. Aberta apenas para convidados, a rede gerou uma corrida por convites após o buzz nas últimas semanas.

profileMas o ponto aqui não é falar dos features da rede, e sim do seu propósito.

O Ello estourou a partir da revolta da comunidade LGBT sobre a política do Facebook, que obriga os usuários a usarem seus nomes verdadeiros em seus perfis. Diante dessa medida, o site deletou vários perfis de artistas e drag queens que não usavam seu nome de registro no perfil. Desde então, muitos deles passaram a migrar para o Ello, levando junto muitos apoiadores da causa e usuários “contra o sistema”.

manifestoSeu principal argumento é ser ‘ad free’. O Ello promete não vender seus dados e não ter milhares de anúncios na sua timeline. Não ter vídeos dando play sozinhos e nem convites para Farmville. Mas ad-free até quando? Marcas criarem perfis e postarem sobre produtos? Pessoas sendo pagas para postarem fotos usando marcas?

Aqui cabe a analogia que um usuário fez sobre o Ello:
“Eu sempre pensei nas redes sociais como uma grande festa organizada por gente que eu geralmente não conheço, mas onde grupos aleatórios de novos e velhos amigos tendem a  aparecer. A festa do Facebook está estranha porque minha mãe e minha avó apareceram. Isso geralmente significa que é hora de ir para a próxima festa.”

O Ello apareceu no timing perfeito em que as pessoas estão clamando por uma nova festa, em um período de revolta contra o uso de seus dados e contra a orkutização do Facebook.

O que acho curioso é que as pessoas precisam lançar aos quatro-ventos que estão no Ello,  dizer o quanto seu propósito é lindo e o quanto ele é bom. As pessoas voltam para frente da festa estranha e gritam pra dentro da casa o quanto a festa do lado está mais legal.

O ponto é que o Ello só se diferencia porque existe o Facebook.  Os usuários do Ello só parecem cool porque existem os usuários do Facebook.

Até agora, a festa do Ello parece promissora. E vai bombar até os participantes da festa caída começarem a conseguir convites para a festa VIP. Resta-nos saber se a nova festa do Ello vai durar até de manhã ou se todos voltarão para o conforto da festa a que já estão acostumados.

Deixe uma resposta

VOLTAR