PROMESSA: SANTINHO CERTIFICADO

21 de agosto de 2014

por

Começou a corrida eleitoral. Com ela, uma enxurrada de materiais gráficos. Nesta era da ecologia, será que vai ter político prometendo santinho sustentável?

santinhos

Fala-se muito em sustentabilidade e criticam-se as indústrias que utilizam recursos naturais para a produção. Uma das indústrias que mais causa impacto nos recursos naturais é a papeleira. Com a água cada vez mais batendo na bunda, e os recursos cada vez mais escassos, algumas medidas foram tomadas para melhorar a situação. É o caso da certificação FSC.

A Forestry Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, que é formada por entidades do todo o mundo e conta com o apoio do WWF e Greanpeace.

Ela garante que a madeira retirada seja fruto de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo, economicamente viável e esteja de acordo com todas as leis vigentes. Tudo isso para preservar as florestas nativas que ainda nos restam.

Para obter essa certificação, a empresa deverá passar por uma rigorosa avaliação e pela adequação às normas impostas pelo Conselho de Manejo Florestal. Este é um dos fatores que explicam o porquê de muitas empresas ainda não terem aderido ao Conselho. Essa adequação gera custos, às vezes, altos demais para serem arcados pela empresa.

1
As empresas certificadas são identificadas pelo selo FSC.

As empresas da indústria papeleira são as mais cobradas para possuírem o selo. Por isso as que o possuem têm o reconhecimento do mercado pela garantia da origem da matéria-prima.

O Brasil possui hoje 6,438 milhões de hectares certificados, envolvendo 104 operações de manejo. Isso faz com que o país ocupe o 6º lugar no ranking do FSC. Entretanto ainda é pouco, considerando-se a abrangência do território brasileiro e de nossas florestas.

Apesar de a onda sustentável ter tomado conta de todos os setores e da ascensão dos meios digitais, não vemos diminuição no número de impressos circulando. Pelo contrário, os números crescem, principalmente em tempos de eleição. Por isso a certificação é de grande importância nesse segmento. Com ela nada fica na promessa. A certificação nos permite saber com garantias quais empresas utilizam de forma correta os recursos naturais e trabalham dentro da legalidade gerando empregos com carteira assinada, pagando seus impostos e evitando o abuso do trabalho infantil.

________________
Esse texto é uma contribuição da nossa Produtora Gráfica e Eletrônica, Cinthia.

Deixe uma resposta

VOLTAR