OLHAR PARA FORA

29 de maio de 2014

por
Planejamento na Seven Comunicação Total

As pessoas são a base do mercado e da sua análise. Kapferer, no livro “O que vai mudar as marcas”, diz que são quatro os fatores que criam valor para uma marca: produto, serviço, informação e afinidade com os valores profundos. As marcas evocam seus valores com base nos anseios e valores imateriais de seus possíveis consumidores. Se soubermos onde faz cócegas, poderemos ter uma ideia de onde coçar.

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Hoje a palavra-chave de gestão para marcas não é mais imagem, mas sim identidade, o sistema de valor próprio a cada marca. Precisamos criar seus valores com base no que as pessoas esperam que as marcas ofereçam dentro de seu contexto. Esses valores são função-chave em um mundo de oferta e concorrência abundantes.

O significado de uma marca é seu ativo mais precioso. Não importa se você vende refrigerante ou um candidato a presidente, aquilo que sua marca significa para as pessoas será tão importante quanto sua função. O significado fala ao sentimento; cria afinidade emocional, permitindo que os argumentos mais racionais sejam ouvidos.

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Inspirado nos livros
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor.
MARK, Margareth; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora-da-Lei.
KAPFERER, Jean-Noel. O que vai mudar as marcas.
JUNG, Carl G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo.
RAPAILLE, Clotaire G. Os 7 segredos do marketing num mundo multicultural.

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