O TEMPO É OURO

9 de abril de 2015

A valorização da qualidade de vida é uma constante nos dias de hoje.

Cresce o número de pessoas que buscam passar mais tempo com sua família, praticar atividades ao ar livre, ir a bons restaurantes e namorar. Mas os dias estão ficando cada vez mais curtos. Aquelas 24 horas que pareciam dar conta do recado começam a ser insuficientes para fazermos tudo o que queremos. Temos pouco tempo para ler as notícias diárias em sites ou fazer a leitura de matérias das nossas revistas favoritas. Sair com amigos para um happy hour ou frequentar a academia são atividades que recusamos, porque nos falta de tempo para elas.

Foco e planejamento são as palavras-chave para uma boa administração do tempo. Planejamento para traçar as metas diárias, e foco para manter-se nessa sintonia até que seus objetivos tenham sido concluídos.

Determinar um horário para retornar e-mails e ligações é um bom começo, assim o fluxo de trabalho e a concentração não são arruinados a cada mensagem que chega na caixa de entrada. É muito comum também ser interrompido, diversas vezes durante o dia, pelos colegas de trabalho que nos solicitam tarefas e respostas para aquele momento. É natural que, quando isso aconteça, tentemos atendê-los da melhor forma possível. Afinal, ajudar os outros provoca uma grande sensação de bem-estar. Porém é nesse momento que é necessário avaliar a situação e quanto essa ajuda poderá prejudicar o andamento do nosso próprio trabalho.

Aprender a dividir responsabilidades e dizer alguns “nãos” torna-se fundamental para o bom andamento da rotina do trabalho. Dizer não. Taí uma das coisas que geram desconforto não só no ambiente de trabalho, mas em vários setores da vida. No entanto é fundamental aprender a dizê-lo.

Quem não sabe dizer “não” acaba gastando seu tempo e energia em prioridades de outras pessoas, enquanto as suas ficam para trás.

Diga não educadamente e explique o motivo de não poder ajudar naquele momento. Ou então sugira uma troca de tarefas, assim será possível dividir responsabilidades e ninguém sairá perdendo. A melhor saída é ser sincero: “é claro que posso ajudar, porém já temos aquelas outras três tarefas para cumprir ainda hoje, qual delas é prioridade pra você no momento?” Ou então peça ajuda: “claro que posso, você me ajuda com essa outra tarefa para que eu consiga dar conta das demais?” Tudo é uma questão de ter diálogo aberto com os colegas, e com o seu chefe também. Com uma boa conversa, tudo fica mais fácil e ninguém sai prejudicado.

Principalmente para quem trabalha com criação ou planejamento, ter um tempo para pensar é extremamente importante. Não se sinta intimidado ao pedir um pouco de tempo aos colegas, para que você possa se concentrar. Com certeza, eles entenderão, e você conseguirá render muito mais.

O tempo é ouro. Então não vamos jogá-lo fora por falta de organização, vamos fazer com que o tempo seja nosso amigo. Foco, planejamento e diálogo aberto são fundamentais para que nossos dias sejam mais produtivos, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Comentários
VOLTAR