MENOS COMPETIÇÃO, MAIS COLABORAÇÃO

6 de janeiro de 2016

por
Planejamento na Seven Comunicação Total

A vida não é uma competição, apesar de vivermos como se ela fosse.

Se tem uma coisa que os movimentos do mundo de hoje nos ensinam é que o futuro está sendo construído por iniciativas em que pessoas se conectam.

Economia colaborativa, crowdfunding, coworking, wikisbike sharing, open source.

Para muita gente, já caiu a ficha: não faz sentido correr sozinho.
Não faz sentido essa mentalidade de “cada um por si”.

Como comunicadores, recomendamos estratégias dizendo que as marcas precisam conectar-se às pessoas, engajar-se ao público para interagir no mundo e torná-lo um lugar melhor de se viver.

Mas vamos olhar para dentro de casa. Começando pelo Festival de Cannes. As melhores cabeças se reúnem para conversar sobre criatividade, inovação e outros temas inspiradores. Porém isso dura apenas uma semana. Depois cada um é engolido pela sua rotina. Cada agência volta para dentro do seu próprio universo.

Mais uma vez, precisamos aprender com a tecnologia.
São inúmeros os softwares de plataformas abertas, criados e evoluídos de forma colaborativa.
Na música, o rap nos inspira com diversos lançamentos ‘featured’ entre diferentes artistas.

Não é novidade que muitas cabeças pensam melhor do que uma.
E muitas cabeças de universos diferentes pensam melhor ainda.

Para iniciar esse movimento precisamos “baixar a guarda”. Extinguir os muros que nos protegem do “outro”.  Afinal só se consegue cooperar quando a gente confia.

E cada um de nós pode e deve ajudar a construir um mercado menos competitivo e mais colaborativo.

 

Deixe uma resposta

VOLTAR