AS FORMIGAS TÊM MEGAFONE

10 de dezembro de 2013

por

Marqueteiros-Boca-a-boca

Estamos em uma época de mudanças radicais. A fé na propaganda e nas instituições que pagam por ela está diminuindo aos poucos, enquanto a fé nos indivíduos está em ascensão. Pessoas confiam em outras pessoas. As mensagens de cima para baixo perdem poder, ao passo que as mensagens horizontais ganham força.

Para uma geração inteira, a marca de uma empresa não é o que ela diz. É o que aparece no Google. É o que as pessoas dizem que ela é. Os novos formadores de preferência e opinião somos nós, consumidores. Não é a toa que a propaganda mudou seu rumo. Marcas tornaram-se nossas amigas. Marcas nos dão dicas de tecnologia, de culinária. Nos fazem rir. Nos entretém.

Advertainment

Essa mudança veio para positivar a conversa de bar a favor da marca. Para positivar a propaganda boca a boca. Essa sim, em que as pessoas confiam.

É, as formigas agora têm megafones!

Este texto é uma contribuição do Seveniano Mateus Tamborlin, Planejamento, inspirado no livro A Cauda Longa, de Chris Anderson.

Deixe uma resposta

VOLTAR