And the Oscar goes to… Avenida Brasil

4 de março de 2013

por

Vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2012

Quem diria: uma semana após a cerimônia do Oscar, a Globo aproveitou o gancho e transformou a entrega do prêmio do Melhores do Ano 2012, promovido pelo Domingão do Faustão, num verdadeiro tapete vermelho. O prêmio, já em sua 17ª edição e com um formato bastante batido, sofreu uma repaginação e em muitos momentos lembrou a noite de premiação do Oscar.

E não é que a estratégia deu certo? A média de audiência da premiação foi de 20 pontos, segundo o Blue Bus, a melhor audiência do programa no ano e muito acima dos concorrentes. A Record e SBT marcaram 7 pontos cada e a Band ficou na casa dos 3 pontos.

O evento premiou artistas de 10 categorias e confirmou o favoritismo da novela Avenida Brasil (o que não nos espanta, pelo fenômeno de audiência e envolvimento do público nas redes sociais). O folhetim levou 5 dos 10 prêmios – melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e melhor artista mirim.

Essa é uma pequena amostra para nossa reflexão: todo e qualquer meio de comunicação e veículo pode se reinventar, se repaginar. Existe a máxima de que em time que se ganha, não se mexe. Não é bem por aí. Às vezes a fórmula certeira cansa, e as pessoas deixam de consumir o conteúdo pelo formato engessado. O conteúdo é relevante em suas vidas, porém tudo o que é demais enjoa de verdade. Mas a prova está aí – o resultado da repaginação refletiu imediatamente em audiência. As pessoas gostam de novidades, de experiências novas. Lembrem-se sempre disso, ok? :)

Este texto é uma contribuição da Seveniana Adriana Baron, Planejadora de Mídia.

Deixe uma resposta

VOLTAR